Nascido em 05 de outubro de 1958 no Distrito de Três Morros, Maracás na Bahia, e atualmente mora Lafayette Coutinho, conhecido popularmente por DOIA, filho de Manoel Messias de Carvaho e Lourdes Gomes de Carvalho,
A sua primeira formação foi o curso técnico em Contabilidade, em 1979, pelo Instituto de Educação Regis Pacheco (IERP), Magistério pelo Pro formação (IERP) em 2002 e licenciado em História pela FTC, no ano de 2005. Atua como professor no Colégio Municipal Bernardo José de Oliveira (povoado do Marimbondo), Agente Cultural na Secretaria de Educação e Cultura. Na área artística desenvolve um trabalho com músicas autorais, com 07 (sete) CD gravados, como: Festa de Rodeio, em 2005; Natureza, 2007; Valores da Terra, em 2007; Casinha de Sapê em 2010; Bg Bang, 2011; Cultura Popular (Paneleiras), 2016; e o seu último trabalho Projeto Alguidar, 2019 com canções autorais. Dos seus principais trabalhos realizados podemos destacar: Projeto Diversidade Cultural, com a realização de 06 (seis) Feiras de Ciências e Cultura, no objetivo de rebuscar a cultura local, com base em pesquisa, muitas delas adormecida pelo tempo.
No período 2000 a 2005 participou do projeto EUQUALIZE, no Município de AMARGOSA -BA, fazendo abertura do show de Dão e Caravana Black, Projeto Canta Vale, na cidade de Jaguaquara, ficando entre os finalistas, participou com a composição Furaram o Meu Tamborim, no Projeto EXPOSAMBA, em São Paulo, criação do Hino do município de Lafayette Coutinho, com a Lei municipal n° 0238/2012, projeto FAZQUIÉ, com a composição Anésia Cauaçu, com a participação de Danilo Caymm. Atualmente concluindo o curso com Bruna Campos, onde surgiram algumas composições com parcerias buscando compor músicas da atualidade como: Intoxicou, Você me Bloqueou etc. Além de outras habilidades como: Oficineiro na construção de instrumento (Flautas, pífanos e tambores) oficinas de Cantiga de roda. DIMENSÃO CULTURAL Programa de formação e Qualificação de Agentes Culturais, com apresentação realizada em 29 de maio de 2017, Casa da Cultura de Mutuípe. Seu trabalho mais recente foi a edição do livro Lafayette Histórias e Mitos, 2020 e atualmente participando do projeto da Destaque Plataforma Digital.
